quinta-feira, 31 de maio de 2012

Geometria Lúdica


RESUMO

Este artigo descreve e discute a atividade lúdica no ensino da geometria como sendo imprescindível à relação ensino-aprendizagem. A ludicidade na geometria transforma o ensino em sala de aula em algo mais atrativo e motivador, transformando a aprendizagem num processo interessante e divertido.

Palavras-chave: Lúdica; Atrativo; Ensino-aprendizagem.


1    INTRODUÇÃO

A atividade lúdica é indispensável à vida humana à medida que proporciona melhoria na qualidade de vida, retratando emoções, afeto e bem estar. O uso da ludicidade em sala de aula faz da aprendizagem um momento interessante e divertido, contribuindo positivamente no resultado do processo de aprendizagem.

Ao optar pelas atividades lúdicas no ensino da geometria propicia-se ao educando uma aprendizagem agradável, significativa, permitindo o enriquecimento da personalidade e crescimento gradativo do aluno, indo além das aulas e sistemas de avaliação tradicionais. Essa opção nos faz perceber novos caminhos na elaboração de uma prática pedagógica mais humana e que por ser lúdica nos faz abandonar a mesmice e rotina.

O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, o educando pode se expressar, analisar e criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino da Geometria, quer na qualificação ou formação crítica do aluno, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.

Por meio das atividades lúdicas e suas características, os alunos podem atuar de forma mais natural, coerente com as expectativas da faixa etária, adquirindo maior autoconfiança e independência, conforme salienta Cerri (2001, p.5), ampliando inclusive, o universo motor.
Estes elementos motivaram o interesse deste estudo, em procurar conhecer a perspectiva de atuação da atividade lúdica como um diferencial na minimização das dificuldades que envolvem a Geometria.


2  GEOMETRIA LÚDICA

Ensinar Geometria é desenvolver a habilidade de observação e o poder de abstração do aluno e conseqüentemente estimular os pensamentos lógicos e criativos. Os educadores matemáticos devem então procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem. Comenta Sneydes (1996, p. 36) que “Educar é ir em direção à alegria”. O uso de atividades lúdicas e curiosidades no ensino da Geometria têm o objetivo de fazer com que o educando goste de aprender essa disciplina, relacionando-a com as atividades do seu dia-a-dia.

Muitos dessas atividades apresentam-se impregnadas de noções geométricas que são vivenciadas durante sua ação no jogo, aplicando diversos conteúdos trabalhados no currículo da Geometria, de maneira lúdica e, portanto prazerosa e motivadora. Essa forma de aprendizagem contribui de forma ampla para o aumento da criatividade, criticidade e inventicidade do educando.

Portanto, uso de atividades lúdicas em sala de aula pode ser um rico recurso de aprendizagem, explorado de maneiras diferenciadas de acordo com as situações e objetivos almejados, favorecendo os processos de ensino-aprendizagem. Oliveira (2001, p. 34) aponta que os jogos educacionais tem como objetivo possibilitar entretenimento para os educandos, podendo ademais influenciar o seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Deve-se levar em conta que a tarefa do professor não se restringe à atuação no âmbito da sala de aula, mas inclui aspectos de manejo de relações humanas no contexto da escola, tendo em vista o caráter socializador da educação escolar.

Devemos escolher atividades lúdicas que estimulem a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação.

As atividades lúdicas devem ser escolhidas e preparadas com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos geométricos de importância. Devemos utilizá-las não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos.




3   ATIVIDADES LÚDICAS: ESTRATÉGIA DE ENSINO

Nas últimas décadas, muitos pesquisadores se dedicaram a estudar e pesquisar como o educando aprende, como transfere a aprendizagem para resolver situações-problema, como constroem conceitos, qual é a maturidade cognitiva necessária para se apropriar, com significado de determinado conceito. Iniciou-se então um grande movimento para melhorar a aprendizagem e o ensino da Geometria, através de diferentes recursos, para poder proporcionar um ambiente de construção do conhecimento.

Entre tais recursos, destaca-se o uso de atividades lúdicas que vem ganhando espaço dentro da sala de aula. A pretensão dos professores com a sua utilização é de tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se algo fascinante. Além disso, essas atividades podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio, levando o educando a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano.

Contudo, muitas vezes essas atividades são vistas apenas como um passatempo ou brincadeira e não como uma atividade para auxiliar o educando a pensar com clareza, desenvolvendo a sua criatividade e seu raciocínio lógico. Deve-se salientar que através das atividades lúdicas, é possível desenvolver no aluno, além de habilidades técnicas, a sua concentração, a sua curiosidade, a consciência de grupo, a sua autoconfiança e a sua auto-estima.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S:

À medida que vamos nos integrando ao que se denomina uma sociedade da informação crescente e globalizada, é importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer interferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente (1999, p. 251).

É nesse sentido e com essa visão que as atividades lúdicas devem ser inseridas nas aulas de Geometria.


4  SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA

Seguem aqui algumas sugestões de atividades lúdicas que podem ser utilizadas nas aulas de Geometria para facilitar a compreensão de alguns conteúdos dessa disciplina:

·      O Origami e a Geometria Plana e Espacial
Objetivo: Desenvolver a atividade lúdica a fim de favorecer a aprendizagem de conteúdos de geometria plana e espacial. Material necessário: 6 folhas de papel coloridas para cada aluno.



·      O Tangram: Quebra-Cabeça Japonês

Objetivos: analisar as figuras geométricas e desenvolver estratégias de resolução de problemas, proporcionando o aprendizado de área e perímetro. Material necessário: Cartolina, duplex ou EVA.



·      O Teorema de Pitágoras através de recortes

Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e interpretar a área do quadrado maior como a soma dos quadrados menores. Material necessário: Cartolina, duplex ou EVA.


·      O Cubo e o Volume

Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico-matemático, conceituando área, largura, altura, comprimento e volume, estimulando a relação da geometria com o cotidiano. Material necessário: Cartolina ou Duplex, Fita adesiva e grãos de arroz.

  • Jogos dos Poliedros
Objetivos: Identificar propriedades e representação de sólidos geométricos, desenvolvendo a percepção espacial. Material necessário: baralho de 52 cartas.


  • Calculando comprimentos
Objetivos: diferenciar as unidades de medidas e fazer suas conversões, dando a idéia de perímetro. Material necessário: materiais para escrita.


  • Brincando com o Geoplano
Objetivos: construir polígonos através de sua classificação e medidas, construindo o conceito de área. Material necessário: 1 Geoplano – folhas quadriculadas.


  • Descobrindo ângulos
Objetivos: determinar ângulos suplementares e opostos pelo vértice. Material necessário: 1 ficha com o desenho das retas concorrentes e dado especial na forma de octaedro.


  • Adivinhando a figura
Objetivos: identificar os quadrantes de um plano cartesiano e representar os seus pontos, construindo figuras. Material necessário: 2 geoplanos.



  • Memória dos Triângulos Semelhantes
Objetivos: reconhecer triângulos semelhantes a partir das medidas de seus ângulos ou de seus lados. Material necessário: 20 fichas com pares de triângulos semelhantes.


  • Construindo o Teorema de Pitágoras
Objetivos: reconhecer um triângulo retângulo e calcular área de quadrados. Material necessário: para cada dupla um triângulo retângulo e papel quadriculado.


  • Descobrindo áreas e perímetros
Objetivos: interpretar situações-problemas envolvendo polígonos regulares, encontrando perímetro e área de polígonos regulares. Material necessário: 1 trilha, um dado e envelopes com situações-problema.

  • Medindo circunferências
Objetivos: realizar medidas de comprimentos e diâmetros de objetos circulares com diferentes medidas de raios. Material necessário: vários objetos circulares de diferentes medidas e régua.



  • Descobrindo o diâmetro e o raio da circunferência
Objetivos: encontrar as medidas do diâmetro e do raio sabendo apenas a medida do comprimento de uma circunferência. Material necessário: pedaços de barbantes de diferentes tamanhos e régua.

  • Descobrindo a área da circunferência
Objetivos: utilizar adequadamente as fórmulas de comprimento e de área da circunferência na resolução de situações-problema. Material necessário: 1 trilha com marcadores, dados e fichas brancas com problemas de aplicação.


5  CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalhou apresentou uma reflexão sobre o uso das atividades lúdicas no ensino da Geometria, suas possibilidades como estratégias de ensino, onde podem ser utilizadas com o objetivo de construir conhecimentos, treinar habilidades já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico.
Espera-se que este artigo sirva para interferir positivamente na perspectiva de mudança nas aulas de Geometria, sensibilizando o educador, tornando-o capaz de fomentar elementos que auxiliem na busca do prazer, compartilhando com seus alunos experiências mais significativas e que vão de encontro a assumir uma nova concepção frente a sua postura educacional, levando em conta a heterogeneidade, os conhecimentos prévios e os diferentes interesses do educando.

Diante do expositivo, defende-se o uso de atividades lúdicas na aplicação de diversos conteúdos de Geometria, como elemento importante, para que a mesma seja vista como uma disciplina interessante, útil e prazerosa.


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos: São Paulo. Loyola, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Brasileiros: Brasília, 1999.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática: São Paulo: Rêspel, 2003.

ANDREOLA, Balduíno. A Dinâmica do Grupo: Joga da Vida e Didática do Futuro: Rio de Janeiro: Vozes, 1985.











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