RESUMO
Este artigo descreve e discute a
atividade lúdica no ensino da geometria como sendo imprescindível à relação
ensino-aprendizagem. A ludicidade na geometria transforma o ensino em sala de
aula em algo mais atrativo e motivador, transformando a aprendizagem num
processo interessante e divertido.
Palavras-chave: Lúdica;
Atrativo; Ensino-aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A
atividade lúdica é indispensável à vida humana à medida que proporciona
melhoria na qualidade de vida, retratando emoções, afeto e bem estar. O uso da
ludicidade em sala de aula faz da aprendizagem um momento interessante e
divertido, contribuindo positivamente no resultado do processo de aprendizagem.
Ao optar pelas atividades lúdicas no
ensino da geometria propicia-se ao educando uma aprendizagem agradável,
significativa, permitindo o enriquecimento da personalidade e crescimento
gradativo do aluno, indo além das aulas e sistemas de avaliação tradicionais.
Essa opção nos faz perceber novos caminhos na elaboração de uma prática
pedagógica mais humana e que por ser lúdica nos faz abandonar a mesmice e
rotina.
O lúdico permite um desenvolvimento
global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da
criatividade, o educando pode se expressar, analisar e criticar e transformar a
realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir
para a melhoria do ensino da Geometria, quer na qualificação ou formação
crítica do aluno, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento
das pessoas na sociedade.
Por meio das atividades lúdicas e suas
características, os alunos podem atuar de forma mais natural, coerente com as
expectativas da faixa etária, adquirindo maior autoconfiança e independência,
conforme salienta Cerri (2001, p.5), ampliando inclusive, o universo motor.
Estes elementos motivaram o interesse
deste estudo, em procurar conhecer a perspectiva de atuação da atividade lúdica
como um diferencial na minimização das dificuldades que envolvem a Geometria.
2 GEOMETRIA LÚDICA
Ensinar Geometria é desenvolver a habilidade de observação e o poder de
abstração do aluno e conseqüentemente estimular os pensamentos lógicos e
criativos. Os educadores matemáticos devem então procurar alternativas para
aumentar a motivação para a aprendizagem. Comenta Sneydes (1996, p. 36) que
“Educar é ir em direção à alegria”. O uso de atividades lúdicas e curiosidades
no ensino da Geometria têm o objetivo de fazer com que o educando goste de
aprender essa disciplina, relacionando-a com as atividades do seu dia-a-dia.
Muitos dessas atividades apresentam-se impregnadas de noções geométricas
que são vivenciadas durante sua ação no jogo, aplicando diversos conteúdos
trabalhados no currículo da Geometria, de maneira lúdica e, portanto prazerosa
e motivadora. Essa forma de aprendizagem contribui de forma ampla para o
aumento da criatividade, criticidade e inventicidade do educando.
Portanto, uso de atividades lúdicas em sala de aula pode ser um rico
recurso de aprendizagem, explorado de maneiras diferenciadas de acordo com as
situações e objetivos almejados, favorecendo os processos de
ensino-aprendizagem. Oliveira (2001, p. 34) aponta que os jogos educacionais
tem como objetivo possibilitar entretenimento para os educandos, podendo
ademais influenciar o seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Deve-se
levar em conta que a tarefa do professor não se restringe à atuação no âmbito
da sala de aula, mas inclui aspectos de manejo de relações humanas no contexto
da escola, tendo em vista o caráter socializador da educação escolar.
Devemos escolher atividades lúdicas que estimulem a resolução de
problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato,
difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as
condições de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades não
devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua
aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas
atividades, propiciando mais de uma situação.
As atividades lúdicas devem ser escolhidas e preparadas com cuidado para
levar o estudante a adquirir conceitos geométricos de importância. Devemos
utilizá-las não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como
facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam
em relação a alguns conteúdos.
3 ATIVIDADES LÚDICAS: ESTRATÉGIA
DE ENSINO
Nas últimas décadas, muitos pesquisadores se dedicaram a estudar e
pesquisar como o educando aprende, como transfere a aprendizagem para resolver
situações-problema, como constroem conceitos, qual é a maturidade cognitiva
necessária para se apropriar, com significado de determinado conceito.
Iniciou-se então um grande movimento para melhorar a aprendizagem e o ensino da
Geometria, através de diferentes recursos, para poder proporcionar um ambiente
de construção do conhecimento.
Entre tais recursos, destaca-se o uso de atividades lúdicas que vem
ganhando espaço dentro da sala de aula. A pretensão dos professores com a sua
utilização é de tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que
a aprendizagem torne-se algo fascinante. Além disso, essas atividades podem ser
consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio, levando o educando
a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano.
Contudo, muitas vezes essas atividades são vistas apenas como um
passatempo ou brincadeira e não como uma atividade para auxiliar o educando a
pensar com clareza, desenvolvendo a sua criatividade e seu raciocínio lógico.
Deve-se salientar que através das atividades lúdicas, é possível desenvolver no
aluno, além de habilidades técnicas, a sua concentração, a sua curiosidade, a
consciência de grupo, a sua autoconfiança e a sua auto-estima.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S:
À medida que vamos nos integrando ao
que se denomina uma sociedade da informação crescente e globalizada, é
importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de
comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer interferências,
de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente
(1999, p. 251).
É nesse sentido e com essa visão que as atividades lúdicas devem ser
inseridas nas aulas de Geometria.
4 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS
NO ENSINO DA GEOMETRIA
Seguem aqui algumas sugestões de atividades lúdicas que podem ser
utilizadas nas aulas de Geometria para facilitar a compreensão de alguns
conteúdos dessa disciplina:
·
O Origami e a Geometria Plana e
Espacial
Objetivo: Desenvolver a atividade
lúdica a fim de favorecer a aprendizagem de conteúdos de geometria plana e
espacial. Material necessário: 6 folhas de papel coloridas para cada aluno.
·
O Tangram:
Quebra-Cabeça Japonês
Objetivos:
analisar as figuras geométricas e desenvolver estratégias de resolução de
problemas, proporcionando o aprendizado de área e perímetro. Material
necessário: Cartolina, duplex ou EVA.
·
O Teorema de
Pitágoras através de recortes
Objetivos: Desenvolver o raciocínio
lógico-matemático e interpretar a área do quadrado maior como a soma dos
quadrados menores. Material necessário: Cartolina, duplex ou EVA.
·
O Cubo e o
Volume
Objetivos: desenvolver o raciocínio
lógico-matemático, conceituando área, largura, altura, comprimento e volume,
estimulando a relação da geometria com o cotidiano. Material necessário:
Cartolina ou Duplex, Fita adesiva e grãos de arroz.
- Jogos
dos Poliedros
Objetivos:
Identificar propriedades e representação de sólidos geométricos, desenvolvendo
a percepção espacial. Material necessário: baralho de 52 cartas.
- Calculando
comprimentos
Objetivos:
diferenciar as unidades de medidas e fazer suas conversões, dando a idéia de
perímetro. Material necessário: materiais para escrita.
- Brincando
com o Geoplano
Objetivos: construir
polígonos através de sua classificação e medidas, construindo o conceito de
área. Material necessário: 1 Geoplano – folhas quadriculadas.
- Descobrindo
ângulos
Objetivos: determinar
ângulos suplementares e opostos pelo vértice. Material necessário: 1 ficha com
o desenho das retas concorrentes e dado especial na forma de octaedro.
- Adivinhando
a figura
Objetivos:
identificar os quadrantes de um plano cartesiano e representar os seus pontos,
construindo figuras. Material necessário: 2 geoplanos.
- Memória
dos Triângulos Semelhantes
Objetivos: reconhecer
triângulos semelhantes a partir das medidas de seus ângulos ou de seus lados. Material
necessário: 20 fichas com pares de triângulos semelhantes.
- Construindo
o Teorema de Pitágoras
Objetivos: reconhecer
um triângulo retângulo e calcular área de quadrados. Material necessário: para
cada dupla um triângulo retângulo e papel quadriculado.
- Descobrindo
áreas e perímetros
Objetivos:
interpretar situações-problemas envolvendo polígonos regulares, encontrando
perímetro e área de polígonos regulares. Material necessário: 1 trilha, um dado
e envelopes com situações-problema.
- Medindo
circunferências
Objetivos: realizar
medidas de comprimentos e diâmetros de objetos circulares com diferentes medidas
de raios. Material necessário: vários objetos circulares de diferentes medidas
e régua.
- Descobrindo
o diâmetro e o raio da circunferência
Objetivos: encontrar
as medidas do diâmetro e do raio sabendo apenas a medida do comprimento de uma
circunferência. Material necessário: pedaços de barbantes de diferentes
tamanhos e régua.
- Descobrindo
a área da circunferência
Objetivos: utilizar
adequadamente as fórmulas de comprimento e de área da circunferência na
resolução de situações-problema. Material necessário: 1 trilha com marcadores,
dados e fichas brancas com problemas de aplicação.
5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este
trabalhou apresentou uma reflexão sobre o uso das atividades lúdicas no ensino
da Geometria, suas possibilidades como estratégias de ensino, onde podem ser utilizadas
com o objetivo de construir conhecimentos, treinar habilidades já estudadas,
aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico.
Espera-se
que este artigo sirva para interferir positivamente na perspectiva de mudança
nas aulas de Geometria, sensibilizando o educador, tornando-o capaz de fomentar
elementos que auxiliem na busca do prazer, compartilhando com seus alunos
experiências mais significativas e que vão de encontro a assumir uma nova
concepção frente a sua postura educacional, levando em conta a heterogeneidade,
os conhecimentos prévios e os diferentes interesses do educando.
Diante
do expositivo, defende-se o uso de atividades lúdicas na aplicação de diversos
conteúdos de Geometria, como elemento importante, para que a mesma seja vista
como uma disciplina interessante, útil e prazerosa.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Paulo
Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e
jogos pedagógicos: São Paulo. Loyola, 1995.
BRASIL. Ministério
da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Brasileiros: Brasília,
1999.
LARA, Isabel
Cristina Machado de. Jogando com a
matemática: São Paulo: Rêspel, 2003.
ANDREOLA, Balduíno. A Dinâmica do Grupo: Joga da Vida e
Didática do Futuro: Rio de Janeiro: Vozes, 1985.
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